Cifra Club

Como tocar as músicas de Maria Marçal no violão?

Confira dicas para tocar 6 cifras de músicas de Maria Marçal no violão!

Quer aprender como tocar o louvor Deserto e muitos outros no violão? Então, você está no lugar certo! Neste artigo, vamos te ensinar a tocar as principais músicas de Maria Marçal!

Maria Marçal cantando com microfone condensador
Maria Marçal é o novo destaque da música gospel brasileira (Foto: Reprodução/Spotify)

A cantora carioca tem apenas 13 anos, mas já é dona de uma voz imponente e madura. Como resultado, ela tem tocado o coração de milhões de brasileiros ao propagar mensagens de fé e esperança.

Nesse contexto, hoje vamos dar dicas facilitadoras para que você aprenda os sucessos da jovem artista no seu violão. Curtiu a ideia? Então, afine o seu instrumento e venha tirar as lindas músicas de Maria Marçal com a gente!

Dicas para tocar as músicas de Maria Marçal no violão

A princípio, as canções aqui listadas podem ser tocadas por músicos iniciantes sem grandes problemas. Ok, é possível que surja um ou outro desafio no meio do caminho, mas nada que um pouco de treino não dê conta de resolver.

Vamos às músicas:

  • Tempo de Cantar
  • Se Não Fosse Deus
  • Gerado no Altar
  • Infinito
  • Uma Coisa Nova
  • Deserto

Tempo de Cantar

Primeiramente, uma versão de Maria Marçal da faixa Tempo de Cantar, que anteriormente fez sucesso na voz da cantora Fabiana Sinfrônio. Dessa forma, recomendamos que você acesse a cifra original, ok?

Repare que a estrutura é um pouco diferente, pois Maria Marçal não inicia pelo refrão como Fabiana. Porém, o tom (G) e a harmonia são as mesmas, com acordes básicos.

No final, há uma modulação que faz a canção subir a tonalidade em meio-tom, o que exigirá algumas pestanas, ok?

Se Não Fosse Deus

Essa é mais uma releitura de Maria Marçal. Nesse sentido, a cifra da versão de Eliane Fernandes funciona perfeitamente. O violão faz uma batida constante durante toda a faixa.

Em contrapartida, como a música está na tonalidade de Bb, vários acordes apresentam pestana. Se você deseja tocar de forma mais confortável, uma dica é colocar um capotraste na 3ª casa e executar os acordes como se estivesse no tom de G.

Outra opção é colocar o capo na 1ª casa e tocar os acordes no shape de A. Seja como for, não se esqueça de mudar a tonalidade lá na cifra, beleza?

Gerado no Altar

Antes de mais nada, ao usar a cifra da versão do cantor Samuel Messias, remova a opção de capotraste no site. Depois, mude a tonalidade para G. Agora os acordes estão no mesmo tom da versão de Maria Marçal!

No entanto, é preciso fazer algumas adaptações. Na primeira parte, ignore os acordes de D, pois o arranjo de Maria Marçal alterna apenas entre C e G. Já no verso “Mesmo assim você se sente tão sozinho”, troque o Bm7 por G/B.

Quando ela canta “Vou te dizer”, desconsidere o acorde de D.Também não precisa tocar os acordes de Bm na parte seguinte, combinado? Por último, troque o Bm do refrão por G/B.

Toda a canção é tocada sem palheta, em forma de dedilhado. Assim, tenha atenção na dinâmica  e execute as notas de forma clara e precisa.

Infinito

Essa canção está na tonalidade de A. Então, ao acessar a cifra de Infinito, mude a tonalidade, ok? Se preferir tocar em G, será preciso colocar um capotraste na 2ª casa.

Novamente, o violão é tocado em dedilhado, mas com palheta. Dessa forma, você pode cair na batida cheia no refrão, como no arranjo original.

A composição apresenta 7 acordes no total e é uma das músicas de Maria Marçal mais fáceis de tocar no violão. Você vai tirar de letra!

Uma Coisa Nova

A harmonia de Uma Coisa Nova não é das mais complicadas, mas tenha atenção ao acorde G#m7(5-), pois ele apresenta uma montagem menos usual. Ao mesmo tempo, haverá algumas pestanas aqui e ali.

O grande desafio dessa música é a batida rítmica. Você deve seguir as acentuações da bateria e do baixo, que variam nas diferentes partes da música.

Além disso, o solo de violão na introdução conta com algumas técnicas interessantes, incluindo slide, vibrato e ligados.

Deserto

Afinal, como tocar Deserto, de Maria Marçal, no violão? Bom, caso prefira o caminho mais fácil, a grande dica é colocar o capotraste na 4ª casa e tocar os acordes no formato de G (mude a cifra para essa tonalidade). Assim, a quantidade de pestanas diminuirá.

Depois que você memorizar a progressão harmônica, ouça com atenção a batida original do violão e tente tocar igual. Assim, você pode fazer basicamente o mesmo ritmo por toda a faixa.

Seja constante no andamento. Porém, no refrão, toque mais forte para acompanhar a dinâmica do vocal.

Acompanhe, abaixo, a videoaula especial da versão simplificada da canção:

Tocar as músicas de Maria Marçal no violão não foi tão difícil assim, não é mesmo? Agora, seu repertório de músicas gospel está ainda mais completo!

Então, que tal ajudar a abençoar a vida de outras pessoas? Basta enviar o link deste artigo para seus colegas que também tocam violão. Assim, mais pessoas poderão aprender as músicas de Maria Marçal. Consequentemente, mais ouvintes serão tocados pelas belíssimas mensagens das canções!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK